segunda-feira, 19 de novembro de 2007

APRENDIZADO


Parei pra pensar um pouco no quanto eu cresci nesses últimos meses. Não em tamanho - continuo o baixinho de sempre, mas o quanto eu cresci como pessoa. Esse foi um ano em que muitas coisas aconteceram, boas e ruins e foi um ano também em que conheci muitas coisa, novas êxperiencias, erros, acertos. Muita gente entrou e saiu de minha vida - alguns deixaram boas lembranças, outros nem tantas assim, mas todos me ajudaram, de alguma forma, em meu crescimento pessoal.
Tenho aprendido a ser mais simples, mais humano e humilde. Tenho aprendido que não sou o senhor da razão, tenho aprendido a aceitar mais meus erros, e a pedir desculpas por isso. Tenho aprendido a ser menos orgulhoso - orgulho em demasia prejudica muito.
Aprendi que não vale a pena e nao é justo forçar ninguém a fazer nada - principalmente quando o assunto é amor, é preciso respeitar o "não" que os outros nos dão. Aprendi também que não vale a pena se relacionar sem amor - isso machuca os outros e machuca a nós mesmos no final.
Tenho aprendido a sorrir mais, a abraçar e deixar ser abraçado mais, a sonhar mais, a fazer mais besteiras. Tenho me permitido fazer besteiras e dizer besteiras - afinal eu também sou humano.
Tenho aprendido muitas coisas novas com os amigos. Tenho feito novos amigos e amado mais ainda os antigos.
Aprendi a dizer "eu te amo".
Aprendi a viver o presente. Sem esquecer das experiências e das pessoas que passaram, e também sem esquecer de minhas metas e planos para o futuro, mas sim tenho aprendido a viver de instantes e a vivê-los o mais intensamente possível.
Aprendi que não vale a pena ficar sofrendo pelas coisas ruins que nos acontecem. Devemos sim colher as experiências desses momentos difìceis e aprender a contorná-los. Aprendi também que o sofrimento é, em grande parte, criado por nós mesmos, quando não criado é por nós potencializado - e é isso que devemos parar de fazer.
Aprendi a não segurar mais minhas lágrimas quando me emociono. Não é vergonha nenhuma se emocionar vendo um filme, ou amando alguém.
Aprendi, enfim, a agradecer a Deus por tudo que ele tem me proporcionado. E aprendi a não pedir nada Dele a não ser força e sabedoria para enfrentar tudo e para viver o mais feliz possível.
_________________________________________

A noite ontem foi tão intensa
E foi tudo tão perfeito,
Que nem eu meus sonhos de quimera
Eu poderia encontar palavras tais
Que servissem para expresar
O quanto eu estou feliz.

Nenhum comentário: